Diretoria da Aduenf lança nota de esclarecimento sobre desistência da chapa 11 em participar de debate com entidades da UENF


No dia 20 de julho do corrente ano, a diretoria da ADUENF recebeu a “Nota de Esclarecimento” proferida pelos professores Edmilson José Maria e Antônio Teixeira de Amaral Jr, candidatos a Reitor e Vice Reitor da nossa querida UENF. 

Entendemos que a Nota de Esclarecimento foi encaminhada como resposta ao convite, feito a todos os candidatos, para participarem do debate organizado pelas três associações de classe: DCE, Sintuperj e ADUENF.

 A diretoria da ADUENF lamenta a decisão dos candidatos e faz votos para que a mesma seja reavaliada. Ademais, mantém a realização do debate em respeito a todos os integrantes da comunidade, que poderão se abastecer por meio dele de mais conhecimento antes de emitir os seus votos.

Em relação aos argumentos apresentados para a tomada de decisão da Chapa 11, a diretoria da ADUENF gostaria de pontuar alguns aspectos:

  1- Todos os membros da diretoria da ADUENF são professores ativos da Instituição, sendo-lhes preservados o direito a se manifestarem sobre o processo eleitoral em curso, independentemente do cargo ocupado na diretoria da ADUENF ou em qualquer outro setor da universidade. Sabedores das responsabilidades como organizadores do debate, jamais atuariam neste de forma parcial em relação a quaisquer dos candidatos.  Gostaríamos de interpretar tal afirmação contida na Nota de Esclarecimento como fruto de falta de conhecimento e não como um questionamento sobre a idoneidade de caráter de algum dos membros da diretoria da ADUENF. De fato, não seria a primeira vez que um membro da diretoria atuaria como mediador entre a plateia e o debatedor.
   2- Considerando que a Diretoria da ADUENF é muito mais que o conjunto de professores que a compõem, em momento algum ela se manifestou ou mostrou-se favorável a algum dos candidatos. Estamos cientes que, independentemente do Reitor eleito, trabalharemos com o mesmo respeito institucional que caracterizou o nosso trabalho junto ao Reitor atual, ou seja, sempre no intuito de somar e não de dividir.
    3- Atendendo ao pedido de um dos candidatos, realizamos uma frutífera reunião de trabalho, e estamos à espera do outro candidato para a realização de igual reunião.            
    4- As regras para o debate foram acordadas, por consenso, em reunião das três associações. Além disso, realizamos contatos pessoais com a Comissão Eleitoral/UENF e recebemos resposta afirmativa para a realização do debate e negativa para a necessidade de autorização das regras a serem aplicadas.

Finalmente, gostaríamos de, mais uma vez, deixar bem claro a imparcialidade da Diretoria da ADUENF em relação ao pleito.

Abaixo seguem a carta-convite dos sindicatos e a nota assinada pelos membros da chapa 11.




Postagens mais visitadas deste blog

ADUENF envio ofício ao reitor da UENF requisitando informações sobre condições para funcionamento

Nota de Repúdio contra o abuso de autoridade no arrombamento do DACOM da UFF Campos