Lindbergh Farias se encontra com grevistas da UENF e da FENORTE e se compromete a buscar mais apoio para o movimento


O senador Lindbergh Farias (PT) esteve no campus Leonel Brizola na sexta-feira (09/05) para um encontro político com grevistas da UENF e da FENORTE. Segundo ele a presença dele se deveu à necessidade de apoiar politicamente a greve que hoje paralisa as atividades nas duas instituições. Nesse sentido, Lindbergh se comprometeu a buscar mais apoio político para o movimento, tanto em contatos com parlamentares e com órgãos de imprensa. 

Para Lindbergh Farias a atual greve é causada por uma falta de compreensão do atual governo do Rio de Janeiro em relação às prioridades estratégicas. Nesse sentido, o senador do PT afirmou que do  ponto de vista financeiro as demandas das comunidades da UENF e da FENORTE são de fácil solução. A situação segundo ele é ainda mais problemática quando se vê os gastos feitos para a Copa do Mundo, onde apenas na reforma do Maracanã foram gastos mais de 1 bilhão de reais. 

Lindbergh Farias também sinalizou para a importância de uma modelo de gestão financeira em que as universidades tenham mais autonomia para definir o seu papel no processo de desenvolvimento científico e tecnológico. Para reforçar essa opinião, Lindbergh citou o caso das universidades estaduais de São Paulo que, segundo ele, hoje se encontram entre as melhores do Brasil, onde a autonomia financeira teria tido um papel importante nesse cenário de alta qualidade.

Lindbergh finalizou a sua fala abordando a importância das propostas educacionais e pedagógicas idealizadas pelo criador da UENF, o Professor Darcy Ribeiro. Segundo o senador petista, as contribuições de Darcy Ribeiro foram desvirtuadas ao longo do tempo e de diferentes governos estaduais, e que seria fundamental se retomar esse projet para garantir um futuro melhor para a ciência e tecnologia do Rio de Janeiro.

A presença de Lindbergh Farias num momento crucial da greve foi vista como muito importante pelos presentes, e que saíram ainda mais animados para a continuidade da greve iniciada pelos professores em 12 de março.



Postagens mais visitadas deste blog

ADUENF envio ofício ao reitor da UENF requisitando informações sobre condições para funcionamento

Nota de Repúdio contra o abuso de autoridade no arrombamento do DACOM da UFF Campos