Gelsimar Gonzaga, prefeito de Itoacara, envia carta de apoio à greve na UENF

Todo apoio à greve do docentes, estudantes e técnicos da UENF


    
Neste exato momento há uma greve geral na Universidade do Norte Fluminense e um estudante decidiu realizar greve de fome exigindo a abertura imediata do Restaurante Universitário.

     A greve dos três setores é justa e merece todo nosso apoio. O governo do Estado (Cabral e Pezão) fizeram um orçamento para o ano de 2014 que prevê apenas 3% para as universidades e escolas técnicas estaduais. O resultado disso é que a UENF, uma das melhores universidades do Brasil e que abraça milhares de estudantes, dentre os quais vários filhos de trabalhadores de Itaocara, está sendo prejudicada, como por exemplo a tentativa de acabar com a obrigatoriedade da Dedicação Exclusiva aos docentes, o que afetaria a pesquisa e a qualidade no ensino.
Enquanto isso, os gastos com a Copa do Mundo correm sem limites. Para se ter uma ideia, o que foi gasto com a reforma do Maracanã daria para sustentar a UENF durante cerca de 9 anos.

    O problema não é que falte dinheiro. A verba para atender as reivindicações dos docentes, estudantes e técnicos da UENF poderia sair dos R$ 60 bilhões destinados pelo governo do estado à dívida pública que serve só aos ricos, ou então das isenções fiscais que o governo Cabral/Pezão concedeu aos empresários do Rio fazendo com que o estado deixasse de arrecadar bilhões durante todos esses anos.


Várias greves estão saindo vitoriosas no Brasil. Isso demonstra que com organização e luta podemos conquistar direitos. Esse é o caminho. 

    Por isso, declaro meu total apoio à greve geral na UENF e convido todos a cercar de solidariedade essa importante luta.


Gelsimar Gonzaga (PSOL)
Prefeito de Itaocara

Postagens mais visitadas deste blog

ADUENF envio ofício ao reitor da UENF requisitando informações sobre condições para funcionamento

Nota de Repúdio contra o abuso de autoridade no arrombamento do DACOM da UFF Campos