Comunicado do Comando de Greve da ADUENF


ATENÇÃO COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA


Ontem, 4ª feira, fatos importantes ocorreram para o nosso movimento. Pela manhã, o Presidente da ADUENF, Prof. Luis Passoni, juntamente com a Profa. Telma Pereira (Representante do CCTA no Conselho da ADUENF), estiveram reunidos na Reitoria com os subsecretários da SECTI (Alexandre Vieira e Gabriel Carvalho), que vieram transmitir a proposta do Governo para a concessão de um reajuste salarial para os docentes da UENF. Nesta reunião, foi informado que a proposta do Governo é um reajuste de 35% parcelado em duas vezes, uma em 2014 e outra em 2015, sem nenhuma garantia de haver retroatividade. Um fato novo que ocorreu nesta reunião, e que julgamos auspicioso, é que o encaminhamento dessa proposta não implica em flexibilização da DE. Os secretários mencionaram, inclusive, que a proposta de flexibilização da DE nunca partiu do Governo.

Na parte da tarde, um grupo de professores da UENF se dirigiu à Escola Técnica João Barcellos Martins (FAETEC), na tentativa de serem recebidos pelo Secretário de Ciência Tecnologia e Inovação, Gustavo Tutuca, que ali estava para inaugurar uma obra. Devido a um forte aparato de proteção, esses professores não puderam encontrar o Secretário, permanecendo do lado de fora da Escola numa manifestação pacífica. Ao retornarem à UENF, entretanto, tiveram a notícia de que o Sr. Gustavo Tutuca estava no campus da UENF, em visita ao Restaurante Universitário. O Presidente da ADUENF, juntamente com mais dois professores, encaminhou-se até lá, onde pôde encontrar-se com o secretário e seus assessores. Nesta rápida conversa, o Sr. Tutuca reiterou a proposta informada de manhã, enfatizando, no entanto, que, para haver o envio do projeto de lei à ALERJ, há necessidade da saída imediata da greve. Diante disso, o Presidente da ADUENF manifestou sua preocupação, lembrando que esta situação já ocorreu em 2012, não tendo nenhum resultado naquela ocasião.

Paralelamente a esses acontecimentos ocorridos na cidade de Campos, uma comissão de docentes da UENF esteve visitando a ALERJ durante todo o dia de ontem. Lá, foram muito bem recebidos e presenciaram inúmeras manifestações de apoio e solidariedade por parte dos parlamentares ao nosso movimento grevista, que inclusive externaram isto em seus discursos na Tribuna. 

À tarde, a Deputada Janira Rocha informou ao Prof. Passoni ter conseguido agendar um encontro deste com o Presidente da ALERJ, Deputado Paulo Mello, para o dia de hoje, 20 de março de 2014 às 14 hs, na cidade do Rio de Janeiro, para onde o Prof. Passoni se dirigiu pela manhã.

Além disso, foi confirmada a realização de uma Audiência Pública da Comissão Permanente de Educação da ALERJ na próxima quarta-feira, dia 26 de março, na sala 316 do Palácio Tiradentes, na qual será abordado o tema: “Análise do Plano Estadual de Educação: Metas cumpridas e não cumpridas”. Para esta Audiência será agendado um ônibus que partirá de Campos para o Rio com o maior número de professores e alunos que for possível.

Foi também solicitada por um membro da Comissão de Ciência e Tecnologia da ALERJ uma visita a UENF amanhã, sexta-feira, 21 de março, a ser confirmada.

Comando de Greve

Postagens mais visitadas deste blog

ADUENF envio ofício ao reitor da UENF requisitando informações sobre condições para funcionamento

Nota de Repúdio contra o abuso de autoridade no arrombamento do DACOM da UFF Campos