Folha da Manhã: Faetec volta e Uenf vai parar



No mesmo dia em que três das 19 unidades da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) voltaram às atividades, após 57 dias de paralisação, a Associação de Docentes da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Aduenf) decidiu, em assembleia, realizada na tarde desta quinta-feira (10), na Universidade Estadual Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), que vai suspender o trabalho no próximo dia 16. De acordo com o membro da Aduenf Raul Ernesto Palácio, os professores estão reivindicando o pagamento da dedicação exclusiva, autonomia financeira das universidades e o aumento de 65% acima do salário base dos profissionais desde o ano passado.

— O governo do Estado se comprometeu em negociar com a associação, quando os profissionais estavam em greve, no ano passado, fazendo com que os professores retornassem ao trabalho. Porém, não houve definições posteriores. Representantes estaduais, mais uma vez, não cumpriram o que prometeram. Estivemos em reuniões com representantes do Estado e da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Há anos não temos nossas reivindicações atendidas. O projeto de lei que permite o pagamento da dedicação exclusiva não foi enviado à Alerj até hoje — disse. Ele acrescentou que, no dia 16, parte dos professores da Uenf vai se reunir com representantes da Alerj, no Rio de Janeiro, e outra parte dos docentes vai panfletar as reivindicações da categoria no Centro da cidade. 

Faetec — Das 19 unidades da Faetec no Norte e Noroeste Fluminense, apenas três apresentaram funcionamento parcial durante a greve dos profissionais da Educação. Nesta quinta-feira, o Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert (Isepam) e as Escolas Técnicas Estaduais (ETEs) Agrícola Antônio Sarlo e João Barcelos Martins voltaram às atividades normais. 

Cada escola já elaborou um calendário próprio de reposição das aulas, visando garantir a conclusão do ano letivo sem maiores prejuízos aos alunos. Além disso, no dia 16, terão início as aulas dos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) para os mais de 2 mil aprovados no último processo seletivo. Já a Comissão de Acompanhamento das Despesas de Pessoal (Coap), coordenada pela secretaria estadual de Planejamento e Gestão (Seplag), autorizou a Faetec a convocar mais 500 aprovados do concurso de 2010.


Postagens mais visitadas deste blog

ADUENF envio ofício ao reitor da UENF requisitando informações sobre condições para funcionamento

Nota de Repúdio contra o abuso de autoridade no arrombamento do DACOM da UFF Campos