ADUENF PARTICIPA DO GRITO DOS EXCLUÍDOS PARA APOIAR MOVIMENTOS SOCIAIS QUE LUTAM PELOS DIREITOS DOS POBRES

A ADUENF esteve presente hoje na edição de 2012 do Grito dos Excluídos que ocorreu na cidade de Campos dos Goytacazes. O Grito dos Excluídos é uma manifestação popular carregada de simbolismo, pois é um espaço de animação e profecia, sempre aberto e plural de pessoas, grupos, entidades, igrejas e movimentos sociais comprometidos com as causas dos excluídos. O Grito se define como um conjunto de manifestações realizadas no dia 7 de setembro para chamar à atenção da sociedade para as condições de crescente exclusão social na sociedade brasileira.  O Grito dos Excluídos não é um movimento nem uma campanha, mas um espaço de participação livre e popular, em que os próprios excluídos, junto com os movimentos e entidades que os defendem, trazem à luz o protesto oculto nos esconderijos da sociedade e, ao mesmo tempo, o anseio por mudanças. 

Deste modo, apoiando de forma ativa este tipo de mobilização, a ADUENF não se restringe à divulgar suas próprias demandas mas busca demonstrar de forma mais clara o compromisso de seus associados pela criação de uma sociedade mais justa e democrática.

A única coisa a lamentar neste evento foi a posição da Prefeitura Municipal que só aceitou a entrada dos participantes do Grito dos Excluídos dentro do CEPOP e, mesmo assim, após a passagem de todas as outras entidades. A tentativa era esvaziar as dependências do CEPOP, mas muitos populares permaneceram e aplaudiram com entusiasmo a passagem dos manifestantes do Grito.  Este é um sinal de que o evento lançou sementes num terreno fértil para o avanço da organização sindical e comunitária no Norte Fluminense.







Postagens mais visitadas deste blog

ADUENF envio ofício ao reitor da UENF requisitando informações sobre condições para funcionamento

Nota de Repúdio contra o abuso de autoridade no arrombamento do DACOM da UFF Campos