DIRETORIA DA ADUENF PRESTA CONTAS DE ATIVIDADES PRÉ-GREVE REALIZADAS NA ALERJ!


No dia 01 de agosto, em cumprimento ao aprovado pela assembléia da ADUENF, seis professores participaram do ato de boas vindas aos parlamentares que retornavam do recesso parlamentar. É importante notar que a participação teve três momentos diferentes.

No primeiro momento, nas escadarias da Alerj, apresentamos uma retrospectiva de todas as ações que tínhamos realizado ao longo do último ano, e pontuamos a contínua falta de atenção do governo Cabral às nossas demandas, e o desfalque dos R$ 10 milhões do acordo feito pela Comissão de Educação com a presidência da Alerj para iniciar a remuneração do regime de Dedicação Exclusiva na UENF.  Para finalizar a nossa fala inicial, informamos aos presentes no ato sobre a decisão da assembléia da ADUENF de iniciar uma greve por tempo indeterminado no dia 10 de agosto. A noticia foi muito bem recebida pelos mais de 300 servidores públicos presentes no ato.  Gostaríamos de apontar a constatação de união do movimento que foi identificada por um dos nossos professores que participavam da atividade, pois independentemente da associação que fazia uso da palavra as demandas da UENF eram apresentadas também.

No segundo momento, realizamos uma serie de contatos com deputados e assessores parlamentares para explicar sobre o que estava acontecendo na UENF, e para entregar os documentos onde fica claro, segundo o Jornal Folha de São Paulo que o nosso vencimento inicial é o pior do Brasil. Em função disto, aproveitamos para alertar sobre o possível êxodo em massa de professores que pode acontecer caso o nosso salário passe a representar apenas 40 % do salário inicial pago pelo sistemas das universidades federais.  Dialogamos com os Comte  Bittencourt (PPS), Marcelo Freixo (PSOL), André Lazzaroni (PMDB) e Janira Rocha (PSOL). Tentamos também contatar a Deputada Clarissa Garotinho, porém, ela  estava no plenário e não pode nos atender naquele momento.

Como resultado das conversas ficou marcada, numa data próxima a ser confirmada, uma audiência da “Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Públicas Estaduais”  na ALERJ, bem como outras duas, na UERJ e na UENF, a ser presidida pelo deputado Comte Bittencourt, presidente da comissão de educação. Através dos deputados  Marcelo Freixo e Janira Rocha tentamos ser recebidos pelo presidente e o líder do governo na ALERJ. Já que no dia do ato isto não foi possível, continuamos trabalhando com os dois deputados nessa direção.

O terceiro momento foi dentro da ALERJ, assistindo à reunião plenária. Na plenária fomos contemplados pelo discurso de todos os deputados anteriormente mencionados, onde eles defenderam as universidades, concordaram com os pleitos apontados pelas associações e colocaram seus mandatos à disposição do movimento. Em um ato de democracia impar os professores das duas instituições se manifestarem com gritos como NEGOCIA CABRAL, CADÊ O DINHEIRO, DE Já, Queremos o pagamento da D.E. já!

Finalmente, informamos que na próxima segunda-feira (06 de Agosto) continuaremos o trabalho na ALERJ pois a convitte da  diretoria da ASDUERJ vamos a participar na reunião da bancada do PT com os sindicatos da UERJ. 

DIRETORIA DA ADUENF 

Postagens mais visitadas deste blog

ADUENF envio ofício ao reitor da UENF requisitando informações sobre condições para funcionamento

Nota de Repúdio contra o abuso de autoridade no arrombamento do DACOM da UFF Campos