ADUFF – MOÇÃO DE APOIO À LUTA DOS BOMBEIROS EM GREVE NO RIO DE JANEIRO

Descrição: Descrição: http://www.blogdodaviloureiro.com.br/wp-content/uploads/2011/06/RIO-BOMBEIRO.jpg

“Primeiro levaram os negros, mas não importei com isso.
Eu não era negro.
Em seguida levaram alguns operários, mas não me importei com isso.
Eu também não era operário.
Depois prenderam os miseráveis.
Mas não me importei com isso porque eu não sou miserável.
Depois agarraram uns desempregados, mas como tenho emprego também não me importei.
Agora estão me levando, mas já é tarde.
Como eu não me importei com ninguém, ninguém se importa comigo…
(Bertold Brecht)

Durante a última semana presenciamos mais um ataque do governo fascista de Sérgio Cabral aos trabalhadores do Rio de Janeiro. Como já tem sido costume nas manifestações recentes – como a dos moradores do Morro do Bumba ou de professores em frente à ALERJ –, o governo Cabral mais uma vez criminalizou uma mobilização social. Agora foram os bombeiros de nosso estado que foram humilhados por exercerem o direito de protestar.
A corporação de bombeiros do Rio de Janeiro é a mais antiga do país e também a mais mal paga. O salário de um bombeiro militar carioca, hoje, é de míseros R$950,00. Valor esse que provavelmente não cobre sequer uma diária do governador, que se encontra nesse momento em Paris, enquanto trabalhadores lutam e são presos em nosso estado. Além da ordem de prisão, Cabral também qualificou os trabalhadores como ‘vândalos’ em entrevista a um dos principais jornais do país.
A prisão de 439 bombeiros deixa claro o processo de criminalização das lutas dos movimentos sociais no nosso país e nos faz atentar para a necessidade do combate a esse tipo de prática ditatorial e anti-democrática. O direito de manifestação é garantido pela Constituição Federal e não é aceitável que se proíba um trabalhador de questionar suas condições de trabalho e precariedade de serviço e remuneração. O veto a esse tipo de liberdade caracterizou o período da ditadura militar nas décadas de 60 e 70 e nós, cidadãos, organizados ou não, não podemos admitir que esse tipo de prática volte a ser habitual.
A ADUFF – Seção Sindical do ANDES-SN dos professores da Universidade Federal Fluminense vem manifestar seu total apoio à luta dos bombeiros do Rio de Janeiro e seu repúdio à política fascista de Sérgio Cabral, que vem criminalizando a luta dos movimentos sociais e humilhando trabalhadores.

TODO APOIO À GREVE DOS BOMBEIROS DO RIO DE JANEIRO!
CONTRA AS POLÍTICAS FASCISTAS DE SÉRGIO CABRAL!
CONTRA A CRIMINALIZAÇÃO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS E PELO DIREITO DE LUTAR E DE LIVRE EXPRESSÃO!

Associação dos Docentes da Universidade Federal Fluminense
Seção Sindical do ANDES-SN

Postagens mais visitadas deste blog

ADUENF envio ofício ao reitor da UENF requisitando informações sobre condições para funcionamento

Nota de Repúdio contra o abuso de autoridade no arrombamento do DACOM da UFF Campos