Fórum das universidades públicas do estado acirra luta contra descaso do governo 


O Sintuperj participou no último dia 19 de maio, da primeira reunião do Fórum das Universidades Públicas do Rio que aconteceu na UEZO. A ideia de organização do Fórum é fazer um enfrentamento conjunto aos constantes ataques às universidades e tentar barrar o processo de sucateamento imposto pelo governo. “A tática do governo e do neoliberalismo é nos induzir à fragmentação, oferecendo poucas 'migalhas' a determinados grupos dentro de uma mesma categoria e, assim, nos dividir. A unidade multiplica a força política, reúne pautas e planos de ação, amplifica a visibilidade e o nível de pressão”, explica a coordenadora de Formação do Sintuperj, Monica Lima.

 O Fórum contou também com a participação das Associações de Docentes da UERJ, UENF, UEZO, representante da Acecierj e DCE da UEZO, serão convidados também os representantes da Faetec. Uma das principais questões tratadas foi o lançamento da Campanha Salarial Unificada. Os objetivos centrais apresentados no fórum foram a Isonomia (de cargos, carreiras e salários), Autonomia (financeira e administrativa das universidades) e a Democracia universitária. A Asduerj e o Sintuperj fizeram uma proposta de luta que foi apoiada e melhorada pelos presentes. 

A professora Maria Luiza, conselheira da Asduerj cita a importância de trazer o movimento estudantil para a luta “Se não passarmos essa proposta para os três segmentos não terá o efeito que queremos. Temos que unir todos os interessados. Precisamos por a proposta na imprensa, e mostrar que a nossa proposta é democrática diferente do que o governo ta propondo” disse Maria Luiza. 

Postagens mais visitadas deste blog

ADUENF envio ofício ao reitor da UENF requisitando informações sobre condições para funcionamento

Nota de Repúdio contra o abuso de autoridade no arrombamento do DACOM da UFF Campos