SINDICÂNCIA PARA QUÊ E PARA QUEM, REITOR?

O Reitor da UENF, Almy Junior, manifestou-se hoje pela primeira vez durante reunião do Conselho Universitário da UENF realizada nesta 6a feira (30/04) sobre a condição degradante vivida atualmente por trabalhadores de campo do Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias (CCTA) da UENF. Estes servidores estão diariamente expostos, tendo que beber, ou tomar banho, com água sem tratamento que é retirada de uma lagoa, que foi noticiada na edição 142 da Revista Somos Assim.

Mas ao invés de prometer uma solução urgente para um problema tão grave, o Reitor apenas disse que irá abrir uma comissão especial de sindicância para apurar os fatos noticiados pela Somos Assim. Entretanto, o Reitor da UENF se esqueceu de especificar quais seriam os fatos a serem apurados, ou quem seria ouvido por esta suposta comissão.

Mas uma segunda afirmação feita neste mesmo pronunciamento deu pistas de quem seriam os ouvidos e possíveis punidos: os próprios trabalhadores. É que Almy Junior disse que uma possível ação a ser tomada pela Reitoria será colocar um servidor de Gerência de Recursos Humanos para verificar se os trabalhadores estão indo trabalhar dentro dos seus respectivos horários.

De fato, a verdade é que todo servidor da UENF tem a obrigação de cumprir o seu horário (e para isto existe controle presencial que é atestado mensalmente pelas chefias imediatas), o que deveria ser apurado pela comissão especial de sindicância é como uma condição tão grave (e que expõe um determinado número de servidores da instituição à condições indignas de trabalho) pôde se prolongar durante três anos da administração do atual Reitor. No mínimo faltou atenção, o que definitivamente não serve como desculpa.

Uma coisa é certa: se alguém terá de ser punido não são os trabalhadores de campo! Afinal, há que se lembrar que o Brasil é signatário dos acordos da Organização Internacional do Trabalho (OIT) que proíbe terminantemente a exposição de quaisquer trabalhadores à condição de trabalho degradante. Assim, muito menos em uma universidade pública esta situação poderia ser aceita ou tolerada.

Postagens mais visitadas deste blog

ADUENF envio ofício ao reitor da UENF requisitando informações sobre condições para funcionamento

Nota de Repúdio contra o abuso de autoridade no arrombamento do DACOM da UFF Campos