ADUENF SAÚDA O DIA DO TRABALHADOR

Ainda que muitas vezes seja apresentado como o dia do trabalho, na verdade o 1o de Maio é celebrado em quase em todo mundo como o dia do trabalhador. E para entender esta diferença aparentemente sutil, precisamos entender a história que está por detrás de uma data tão importante para todos os trabalhadores do mundo.

Em 1886, realizou-se uma manifestação de trabalhadores nas ruas de Chicago nos Estados Unidos da América. Essa manifestação tinha como finalidade reivindicar a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias e teve a participação de milhares de pessoas. Nesse dia teve início uma greve geral nos EUA No dia 3 de Maio houve um pequeno levante que acabou numa escaramuça com a polícia que resultou na morte de alguns manifestantes. No dia seguinte, 4 de Maio, uma nova manifestação foi organizada como protesto pelos acontecimentos dos dias anteriores, tendo terminado com o lançamento de uma bomba por desconhecidos para o meio dos policiais que começavam a dispersar os manifestantes, matando sete deles. A polícia abriu então fogo sobre a multidão matando doze pessoas e ferindo dezenas.

Estes acontecimentos passaram a ser conhecidos como a Revolta de Haymarket.

Três anos após os acontecimentos ocorridos em Chicago, em 20 de Junho de 1889, a segunda Internacional Socialista que estava reunida em Paris decidiu convocar anualmente uma manifestação com o objetivo de lutar pelas 8 horas de trabalho diário. A data escolhida foi o 1º de Maio, como homenagem às lutas sindicais de Chicago. Em 1 de Maio de 1891 uma manifestação no norte de França foi dispersa pela polícia resultando na morte de dez manifestantes. Esse novo drama serve para reforçar o dia como um dia de luta dos trabalhadores e meses depois a Internacional Socialista de Bruxelas proclamou esse dia como dia internacional de reivindicação pela ampliação dos direitos dos trabalhadores.

E mais de 120 depois, as condições da classe trabalhadora em todo o mundo não permitem que deixemos de celebrar o espírito original do 1o de Maio. A ADUENF entende que essa data significa muito mais do que as centrais sindicais vem fazendo nas últimas décadas no Brasil com showmícios e distribuição de prêmios. É um tempo para celebrarmos a memória dos que já perderam suas vidas em defesa dos direitos dos trabalhadores e de assumir um compromisso claro com a luta por melhores condições de trabalho e de melhores salários. Esta é a condição essencial para celebrarmos e mantermos vivos o compromisso de luta dos mártires de Chicago e Paris.

Viva o 1o de Maio! Viva a Classe Trabalhadora!

Postagens mais visitadas deste blog

ADUENF envio ofício ao reitor da UENF requisitando informações sobre condições para funcionamento

Nota de Repúdio contra o abuso de autoridade no arrombamento do DACOM da UFF Campos